ACEITAR E FECHAR

10 • Ago • 2020

Rôgga é a construtora catarinense líder em inovação

A Rôgga Empreendimentos é uma das 50 empresas mais inovadoras do Sul do país e a única catarinense na categoria Construção e Imobiliário, segundo a 16ª edição da pesquisa Campeãs da Inovação. No topo do ranking estão companhias como Nidec Global, Whirlpool, Usaflex, Randon e Dell Computadores.

Elaborado pela revista Amanhã em parceria com o IXL-Center, de Cambridge (EUA), o levantamento utiliza o Innovation Management Index, uma ferramenta mercadológica do Global Innovation Management Institute (Gimi) para identificar as empresas que mais investem em inovação.

A Rôgga vem aprimorando constantemente seus processos e, a cada projeto, busca novas soluções para criar um futuro mais sustentável para a indústria da construção civil. De acordo com o presidente da empresa, Vilson Buss, inovar é um dos valores e um dos propósitos da construtora. “Estar, mais um ano, entre as empresas mais inovadoras do Sul é a prova de que estamos no caminho certo”, diz.

Para desenvolver empreendimentos com soluções de sustentabilidade gerando mais qualidade, eficiência ambiental e competitividade, a construtora utiliza o sistema RES - Rôgga Edifícios Sustentáveis. Desenvolvida em 2015, a solução reduz, por exemplo, em até 80% os resíduos gerados na fase de execução das obras, incrementando a produtividade e garantindo o controle de qualidade elevado no processo fabril, entre outras vantagens.

Conselheiro da Rôgga e presidente dos Conselhos de Administração da Multilog (empresa do segmento logístico com matriz em Itajaí) e Pedra Branca Cidade Criativa (empreendimento imobiliário em Palhoça), Valério Gomes diz que o setor construtivo em países em desenvolvimento, como o Brasil, precisa avançar, e cita a Rôgga como um exemplo positivo.

“A Rôgga é uma liderança em inovação. Essa vocação representa mais produtividade, melhores produtos e competitividade. Estar entre as Campeãs da Inovação é o reconhecimento do trabalho incansável que a empresa vem implementado durante toda a sua existência, com alinhamento de todo o time”, comenta.

Para se manter vivas em um mundo cada vez mais conectado e competitivo, alerta Gomes, as construtoras “têm de ser inovadoras”. “Poucas empresas chegarão ao final de 2020 demonstrando resiliência e boa performance em seus balanços, e a Rôgga certamente será uma delas. A inovação é uma característica muito importante, pois garante a competitividade necessária para atravessar esse período de pandemia e continuar crescendo”, avalia o conselheiro.