7. Piçarras

Piçarras

27 • Fev • 2014

Pesquisa revela perfil do mercado imobiliário

O preço do metro quadrado de um imóvel de dois quartos em Joinville pode variar até 74,6%, dependendo da região em que ele for construído. O mais barato pode ser encontrado a R$ 2.449, enquanto o mais caro sai por R$ 4.276 – a média fica em R$ 3.590. Essa é uma das constatações de um levantamento realizado pela Brain – Bureau de Inteligência Corporativa a pedido do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville (Sinduscon). O estudo, o primeiro que se propõe a traçar um perfil do mercado imobiliário da cidade, foi apresentado aos associados da entidade na noite desta terça-feira. Dividido por sete grandes grupos, ou clusters (Dona Francisca, Vila Nova, Central, Saguaçu, Anita Garibaldi, Petrópolis e Paranaguamirim), o estudo revela que foram lançados 7.374 imóveis nos últimos dois anos. A maior parte das ofertas – cerca de 3mil – fica no cluster Central, que engloba os bairros Centro, Glória, América, Atiradores, Santo Antônio, Bom Retiro e Costa e Silva. Os imóveis com dois quartos são utilizados como padrão para análise, mas isso não significa que eles sejam populares, já que muitos deles contam elementos que agregam valor ao espaço – como espaço gourmet, playground e espaço fitness. De acordo com o coordenador do Instituto, Fábio Tadeu Araújo, a pesquisa também aponta que o apartamento representa 16% do mercado imobiliário em Joinville, e que há tendência de crescimento. Na região Central, por exemplo, 41% dos empreendimentos são verticalizados. É ali onde há concentração e perspectiva grande de migração. Valorização é de no mínimo 20% ao ano Segundo o presidente do Sindicato da Habitação da Região Norte (Secovi) de Santa Catarina, Jorge Laureano, quem investiu nos últimos oito anos pode esperar a valorização do imóvel em, pelo menos, 20% ao ano. —Uma das coisas que contribui para manter o mercado aquecido é o sistema de financiamento oferecido pelos bancos. Enquanto os investimentos estiverem acontecendo, nossa expectativa é que o que estiver no mercado, vende—, enfatiza. Fonte: Jornal A Notícia.