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    12 • Out • 2016

    A importância de se investir em marketing esportivo

    A importância de se investir em marketing esportivo

    *Artigo de Aline Ev, gerente comercial da Rôgga Empreendimentos O esporte, ligado à paixão e emoções, aproxima diversos tipos de públicos, que acompanham e torcem pelo sucesso. Quando se investe em marketing esportivo, a marca acompanha a exposição, abrindo um espaço na mente do consumidor, consolidando uma imagem confiável da organização. Os benefícios são projeção de marca, visibilidade sem custo, simpatia e reconhecimento perante o público consumidor e mídia – o que agrega valor da marca no mercado. Ao patrocinar atletas e equipes, a empresa insere recursos para colher retornos relacionados aos resultados, conquistas, vitórias, recordes e bons exemplos dos esportistas. Para isto, cinco fatores são fundamentais: boa imagem, ampla cobertura da mídia, bom desempenho, um calendário de eventos estabelecido e credibilidade da modalidade. Com um planejamento estruturado, a empresa é exposta em uniformes usados em treinos e competições, em backdrops (painéis que ficam atrás dos esportistas nas coletivas de imprensa), outdoors, placas de campo e cobertura midiática. O atletismo, por exemplo, é uma poderosa forma de socialização de crianças e jovens. A Rôgga Empreendimentos, que apoia as equipes de Joinville e Jaraguá do Sul, vê esta ação como forma de cidadania, ao captar talentos e, através de técnicos, e atletas patrocinados, divulgar o esporte para crianças carentes de ONG’s e colégios públicos. Hoje, o projeto soma mais de 100 crianças envolvidas. A empresa fornece uniformes para treino e competições oficiais, a instalação de academia de musculação, todo o material e equipamentos profissionais para treino, cobre financeiramente taxas de participação, transporte e alimentação, entre várias outras ações contribuem para melhores resultados em competições nacionais e internacionais. Aos atletas patrocinados individualmente pelo alto desempenho, o investimento contribui em fisioterapias e nutricionistas. A construtora leva o patrocínio com seriedade, com uma gestão profissional envolvida na comunicação, assessoria de imprensa e marketing. Os ganhos, ao longo dos últimos anos, mostram a força do investimento: os atletas patrocinados Tamires de Liz, Ana Lays Bayer, Samara Furtado e Gabriel Tavares são referências, representando suas cidades natais ao atingirem os melhores índices de suas modalidades. O marketing esportivo e o marketing social se aproximam muito, culminando em bons resultados relacionados à imagem e à aproximação com a comunidade, o que destaca a empresa como socialmente responsável, característica importante para a avaliação dos consumidores.

     
     
     
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